sábado, 24 de outubro de 2009

Clubes do Concelho " Vulcanense.FC




O Vulcanense Futebol Clube é o clube mais ecléctico de Alcochete (Portugal), possuindo aos longo dos anos sempre diversas modalidades.



O nome do Vulcanense apareceu entre 1952 e 1954 contudo não se sabe ao certo a sua origem. Há quem diga que o seu nome surgiu devido a naquele tempo estar activo o vulcão das capelinhas (Açores) e há ainda, quem diga que enquanto um grupo de amigos que trabalhava numa fábrica de vulcanização de pneus, e que costumava jogar à bola na Praia dos Moinhos costumava gritar: "Nós somos os VULCÕES", "Nós somos os Vulcanenses!".
Data oficial da sua fundação → 10 de Junho de 1962
Até ao 25 de Abril de 1974 existia apenas a modalidade de Futebol de onze, que apenas disputava jogos particulares e torneios.
A partir de 1974 começou a ter modalidades de competição, com actividades regulares durante todo o ano. Distinguiram-se nessa altura o Atletismo, o Andebol e o Karaté.
No seu passado estiveram ainda presentes as seguintes modalidades já extintas: Atletismo, Basquetebol, Chinquilho, Columbofilia, Futebol, Futsal, Ginástica, Mushing, Pentatlo Moderno, Pesca, Tiro ao Alvo e Xadrez.
Em meados da década de oitenta, adquiriu sede própria, através da cedência de parte das instalações da actual sede pela Câmara Municipal de Alcochete.
Com instalações próprias, o número de atletas e de modalidades aumentou significativamente.
A doação da sede pela autarquia deu-se durante as comemorações do aniversário do clube, em 10/06/1997.

O clube actualmente possui 6 modalidades: Andebol (formação), Cicloturismo (+18anos), Esgrima (formação), Futsal (veteranos), Karaté (formação) e Ténis (formação).
Possui ainda actividades como torneios de Snooker e a carta de Campismo & Montanhismo
Número actual de sócios 668
Tem cerca de duzentos atletas em competição.

1 comentário:

  1. O nome "Vulcanense" foi posto pelos fundadores irmãos Serras, Capela e outros que trabalhavam na Firestone, alguns na secção de vulcanização. Diz quem acompanhou a sua fundação, eu.

    ResponderEliminar