sábado, 24 de outubro de 2009
Clubes do Concelho "Grupo Académico Juventude Alcochete"


Anos mais tarde surgem novas convicções e o Clube adopta o nome de "Grupo Académico Juventude da Casa do Povo de Alcochete", fruto duma relação estreita com a Casa do Povo de Alcochete, ligação esta que viria a marcar a atitude e cultura do Clube no período pós-25 de Abril.
Finalmente em Junho de 1977 o Clube adoptou o nome que ainda hoje utiliza, Grupo Académico Juventude Alcochete, adoptado depois de um desentendimento com a Casa do Povo local, o que forçou também a mudança de instalações.
A 29 de Setembro de 1979 o Académico Alcochete foi reconhecido como Instituição de Utilidade Pública, pelo então Primeiro-Ministro, Prof. Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, estatuto conseguido pelo vasto trabalho do Clube junto da comunidade, em especial dos jovens.
Em 2003, e após duro esforço, o Clube obteve o Estatuto de Mecenato ao abrigo do Decreto-lei n°.74/99 de 16 de Março, facto que foi considerado uma importante mais valia, tendo em conta que alarga as possibilidades do Académico Alcochete, no que respeita à angariação de mecenas, resultante em encaixe financeiro para o Clube.
Clubes do Concelho " Vulcanense.FC

O nome do Vulcanense apareceu entre 1952 e 1954 contudo não se sabe ao certo a sua origem. Há quem diga que o seu nome surgiu devido a naquele tempo estar activo o vulcão das capelinhas (Açores) e há ainda, quem diga que enquanto um grupo de amigos que trabalhava numa fábrica de vulcanização de pneus, e que costumava jogar à bola na Praia dos Moinhos costumava gritar: "Nós somos os VULCÕES", "Nós somos os Vulcanenses!".
Data oficial da sua fundação → 10 de Junho de 1962
Até ao 25 de Abril de 1974 existia apenas a modalidade de Futebol de onze, que apenas disputava jogos particulares e torneios.
A partir de 1974 começou a ter modalidades de competição, com actividades regulares durante todo o ano. Distinguiram-se nessa altura o Atletismo, o Andebol e o Karaté.
No seu passado estiveram ainda presentes as seguintes modalidades já extintas: Atletismo, Basquetebol, Chinquilho, Columbofilia, Futebol, Futsal, Ginástica, Mushing, Pentatlo Moderno, Pesca, Tiro ao Alvo e Xadrez.
Em meados da década de oitenta, adquiriu sede própria, através da cedência de parte das instalações da actual sede pela Câmara Municipal de Alcochete.
Com instalações próprias, o número de atletas e de modalidades aumentou significativamente.
A doação da sede pela autarquia deu-se durante as comemorações do aniversário do clube, em 10/06/1997.
O clube actualmente possui 6 modalidades: Andebol (formação), Cicloturismo (+18anos), Esgrima (formação), Futsal (veteranos), Karaté (formação) e Ténis (formação).
Possui ainda actividades como torneios de Snooker e a carta de Campismo & Montanhismo
Número actual de sócios 668
Tem cerca de duzentos atletas em competição.
Clubes do Concelho " Alcochetense"


O seu actual Presidente chama-se Carlos Cortes e lidera uma direcção composta por seis Vice-Presidente distribuídos por diversos pelouros, um Secretário-geral e um Tesoureiro, neste biénio 2006-2008. Na época de 2006-2007, a equipa de seniores participa no Campeonato Nacional da 3ª divisão, série E, onde já por duas ocasiões foi campeão e detêm no seu palmarés várias vitórias em Campeonato Distritais.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
O Encanto da " Praia dos Moinhos"
AREIAS DE ALCOCHETE
Espojado na areia deleito-me a observar o céu.
De calma azul de gaivotas dançando, aos pares, esvoaçando, enamoradas no céu. Como se estivessem de asas entrelaçadas.
Bem junto, da água, oiço o ritmado bater ondulado das ondas.
E as crianças...Saltitando,Gritando,Chapinhando em risos estridentes de contentes ...lá se vão banhando.!!
E eu...Espojado nestas areias amareladas de sol escaldante,vou sonhando...Como se de um quadro fosse desenhando.
E o crecher, da agua, das ondas, enroladas, que na beira-mar se desfazem salpicando e molhando tudo, em volta...Vão chegando, Até junto de mim.
E nesta mistura, de sons e de cores, de vida,Eu...por um dia dei o tom e praia, numa ida, e mais tarde para lembrete... recordar-me-ei desse nostálgico fim de tarde em areias de Alcochete...
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
ATerra a que pertenço

VILA DE ALCOCHETE
TEMPOS QUE JÁ LÁ VÃO...
Terra de reis e fidalgos De campinos e forcados De barqueiros e coristas Era nobre a tradição Dizia-se com emoção Terra de toiros e artistas
Também usavam barrete jaqueta ou colete Nas noites de guitarradas Ouvia-se belas cantigas Cantadas por raparigas de tradições bizarras
Terra de padres e santos Via-se por vários cantos Uma festa ou banquete Grupos de forasteiros Damas e cavalheiros Com chapéus de francalete
Terra de toiros e artistas de tradições bizarras Com chapéus de francalete Terra de poetas e fadistas de festas e largadas E era assim Alcochete
Terra de Salinas e sal Para orgulho de Portugal Visitada por turistas Na taberna o amontuado Ouvia cantar o fado Terra de poetas e fadistas
E nas noites de verão Nas descargas do carvão Em descanso das tiradas Ouvia-se de um cantinho A falar muito baixinho De festas e largadas
Terra de barcos e pescas Todos gostavam das festas Mesmo ao som de um tamborete Com chapéus de aba larga Amantes da festa brava E era assim Alcochete...
( Ana Paula)
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Tomada de Posse

Luís Miguel Carraça Franco (CDU), actual Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, foi reeleito, com maioria absoluta, para um segundo mandato autárquico e Miguel Boieiro (CDU) assume igualmente um segundo mandato como Presidente da Assembleia Municipal de Alcochete.Os membros eleitos vereadores pela Coligação Democrática Unitária (CDU) são José Luís dos Santos Alfélua Ferreira, Susana Isabel Freitas Custódio, Paulo Alexandre Meireles de Carvalho Alves Machado e Jorge Manuel Pereira Giro. Pelo Partido Socialista (PS) foram eleitos vereadores António Dias dos Santos Maduro e José Navarro Lopes Gemas.Também os titulares dos mandatos nas três Juntas de Freguesia do Concelho vão tomar posse até ao final desta semana: amanhã, dia 20 de Outubro, às 21h00, realiza-se a tomada de posse dos membros eleitos para a Freguesia de São Francisco; no dia 21 de Outubro, às 21h00, para a Freguesia de Samouco e na quinta-feira, dia 22 de Outubro, às 21h00, para a Freguesia de Alcochete, cerimónias que decorrem nas respectivas sedes das Juntas de Freguesia.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Lenda de Alcochete.

Apesar de jovem e rica, Conceição não quisera casar. Estimava profundamente seu pai, capitão da marinha mercante, e desde que ele enviuvara a sua dedicação por ele redobrara de intensidade. Porém, o velho marinheiro não compreendia, ou antes, não achava bem aceitar o que ele pensava ser um sacrifício. E certo dia falou a Conceição.Era a hora do crepúsculo. O velho marinheiro achou propício o momento.
Danças de Salão

Fórum Cultural apresenta espectáculo de danças de salão
A magia e a beleza das danças de salão vão estar em palco no Fórum Cultural de Alcochete no próximo sábado, 17 de Outubro, às 21h30, com o espectáculo produzido e apresentado pela Escola de Danças de Salão “Dance 2 You”.
Os ritmos latinos e as danças clássicas vão animar a noite com um espectáculo cheio de energia e cor dirigido ao público em geral.Para mais informações e aquisição de bilhetes (€ 5 por pessoa), contactar o Sector de Animação Cultural do Fórum de Alcochete através do 212 349 640.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Sevilhanas no samouco

R. Dr. Justino Carvalho 15/7 Samouco, SAMOUCO, SETÚBAL 2890-239
p: 212310517 f: 212310517 .